sábado, 27 de Abril de 2024  21:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-05-2016

Trabalhos de Jaime Borges em exposição na Biblioteca de Albergaria.



A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha vai apresentar uma retrospetiva do artista Jaime Borges durante o mês de maio. A exposição, que inclui obras de cerâmica, pintura, desenho e escultura, é inaugurada este sábado, às 17h00. Jaime Borges nasceu em Aveiro, em 1939, e desde cedo evidenciou interesse pelo mundo das artes.

Pintor e escultor de referência, foi também ator e editou poesia. É um dos fundadores do Circulo Experimental de Teatro de Aveiro, em 1959, e foi ator em diversos filmes de Vasco Branco.

Exerceu atividade como professor e, em 1971, fundou o AVEIRO ARTE – Círculo Experimental da Artes Plásticas de Aveiro. Abriu a primeira galeria de arte da região em 1959, a Galeria Borges, onde expôs obras de artistas russos e portugueses, bem como arte antiga dos séculos XV a XIX.

Em 1966, adquiriu em França, em Vallauris, um conjunto de peças de Pablo Picasso, tendo organizado a primeira exposição de cerâmicas do artista espanhol em Portugal.

Em paralelo com a sua atividade de galerista, Jaime Borges fundou, em 1967, com Jorge Corte Real, a primeira cerâmica de grés artesanal, a Olaria Nova de Aveiro (Olave), onde o pintor e escultor Júlio Resende executou os seis painéis do Palácio de Justiça de Lisboa.

Em 1970 fundou ainda a Gresval – Vale do Grou, em Águeda, fábrica de cerâmica onde exerceu o cargo de diretor artístico e onde criou uma coleção de azulejos em grés de alta temperatura.

Jaime Borges tem obras plásticas, pintura e cerâmica no Museu de Aveiro, na Casa-Museu João Soares, em Cortes, Leiria, e em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Foi Vereador da Cultura na Câmara Municipal de Aveiro, entre 1998 e 2002, e presidente do conselho de gerência do Teatro Aveirense, entre 1998 e 2005.

A exposição “Jaime Borges – Retrospetiva” pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal até ao dia 31 de maio.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®